terça-feira, 7 de abril de 2015

Computadores e Tablets: Educação ou Ensino

Por vezes as TICs melhoram a maneira de o professor interagir com o aluno. Segundo o professor Sergio,  com o uso do tablet ele melhora a interação com os alunos através de jogos de perguntas e respostas e cruzadinhas educativas, ele também tenta mostrar aos alunos que o professor é o dono exclusivo do conhecimento e que as vezes até mesmo os alunos podem ensinar. Já a professora Gilda Severino, gostou do uso do tablet porque não fica presa somente ao uso do computador, faz as correções das redações através do projetor usando o tablet e faz leituras dos textos de formação.

Segundo o professor Flávio Wilson que iniciou sua carreira a um ano, diz que gostaria de utilizar o tablet na aula de inglês para que os alunos escutem os áudios e vejam os vídeos em sala de aula e ouçam as pronúncias de forma correta. Isso proporciona interação não apenas entre a criança e o aparelho digital, como também com outras culturas e desperta curiosidade e entusiasmo para aprender mais sobre determinado assunto.

A internet pode auxiliar na aprendizagem primeiro que tudo como novo método de interação do aluno com o professor, como também no uso de novos métodos educativos como apresentação de vídeos e até mesmo redações feitas direto via internet.

O uso do tablet realmente foi um avanço na rede pública de ensino, porém existem fatores como a internet que não funciona bem, a falta de formação pedagógica para a utilização do equipamento, fatores tais que interrompem a forma que o professor pretende e planeja trabalhar com o equipamento. Já no fracasso escolar temos um exemplo interessante no texto conhecendo o HOMO ZAPPIENS, que exemplifica a maneira errada como as crianças começam a aprender a utilizar a internet e a rede social para conversas e outras coisas, sem fundamento lúdico da aprendizagem, o texto fala que a criança dos tempos atuais tem a incrível capacidade de assistir e fazer várias coisas simultaneamente mas não se adaptam a estudar e ter interesse pela aprendizagem da mesma forma que tem por outras coisas um dos motivos pode ser a falta de incentivo e a maneira como a criança vê a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário