terça-feira, 26 de maio de 2015

 
Ensinando com Histórias
 
 
 
          Os contos transmitem a visão cultural da humanidade, estabelecendo uma relação entre o homem e a natureza, estimulando a fantasia. É necessário trabalhar o contar histórias como um ato lúdico, de interação entre o contador e o ouvinte. A partir da contação de histórias pretendemos transmitir valores culturais de uma comunidade. De acordo com Puig (1998), "A criança quando ouve histórias consegue perceber as diferenças que mostram os personagens bons e maus, feios e bonitos, poderosos e fracos, facilita a compreensão da criança de certos valores básicos da conduta humana e do convívio social.
        Segundo pesquisas sobre contação de histórias, o modo mais comum de proporcionar seus objetivos se faz tratando-se de suas três finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair.
A mais importante é a terceira. Deve ser a primeira preocupação do escritor infantil pois o interesse do livro existirá a partir dela. Segundo Antonieta (1968), o objetivo da literatura infantil é desenvolver a sensibilidade e o senso crítico. Levar os alunos a julgar o que eles veem, leem e ouvem é um dos maiores benefícios que a professora pode fazer as suas crianças.
       A proposta é que eles ilustrem a história através de desenhos e a partir de uma roda de conversa, eles podem reconta e inventar outro fim.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário