sexta-feira, 22 de maio de 2015

Etapas do projeto 



1.Tema e áreas envolvidas: 
Contação de Histórias Infantis, as áreas envolvidas são: Leitura, através da contação que a professora fará utilizando o material que inicialmente será da própria escola e depois os próprios alunos com o progresso do projeto serão incentivados a levar.

2. Apresentação da temática:
Desenvolver áreas como: Concentração, criatividade, imaginação, memória, socialização e senso crítico. Tais aspectos tem como base além de criar o gosto por histórias, como também o contato direto com o livro, que facilita o reconhecimento das letras.

3. Problematização:
Em nosso cotidiano é necessário observar que a maioria das crianças tem pouco ou nenhum contato com a leitura escrita logo os seus primeiros anos; hoje se observa  bastante crianças com milhares de brinquedos oferecidos pelos pais e pela própria mídia com pouco ou nenhum objetivo lúdico, brinquedos que não desenvolvem nenhuma habilidade, e que muitas vezes são até prejudiciais quanto a saúde e a relação dessa criança com a sociedade, causando o egoísmo, o consumismo e até mesmo estimulando a violência.
É neste ponto que entraria o projeto de contação de histórias na educação infantil, desenvolvendo na criança senso crítico a respeito das suas atitudes, visão da necessidade real de algum objeto na sua vida e de como seu comportamento influênciavam não apenas o que os outros pensam sobre você, como também no que você é de fato. Já que as histórias, no ponto de vista normativo teria a moral, já no ponto de vista formativo o desenvolvimento do senso crítico.
As possíveis perguntas que podem ser feitas pelas crianças a partir da contação de histórias, são as seguintes:
  • Por que precisamos ouvir histórias?
  • De onde surgiram as histórias?
  • Por que o final foi assim não poderia ser de outra forma, se personagem tal fizesse isso?
  • Quando alguém faz alguma coisa que não deveria fazer e o professor fala que tal personagem agiu errado, a criança questiona por que ele não poderia ter feito isso?
  • Quando o final não for feliz ou não corresponder as expectativas dos alunos, eles perguntam se o final da história poderia ser modificado.
Objetivo Geral:
Desenvolver na criança o gosto pelos livros, visando facilitar o processo de alfabetização e entendimento das situações ocorridas durante a contação e reconhecimento dos personagens. Manifestar na criança a imaginação criativa capaz de desenvolver em sala e na própria vida a iniciativa criadora.


Objetivo Específico:
Escolher histórias que precisam ou serão contadas e desenvolvidas de 4 maneiras:
  1. Com o auxílio do livro contando e mostrando as gravuras;
  2. Através de fantoches e com entonação na voz;
  3. Estimulando nos alunos a dramatização dos personagens;
  4. A professora se caracteriza de personagem e dramatiza como um teatrinho.


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